terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Resumo do Texto(Epistemologia da Educação Física

O texto relata sobre epistemologia da prática profissional, abordando questões de formação e prática dos professores que trabalham com a Educação Física. Buscou-se aprofundar a questão a respeito dos saberes necessários à prática profissional e qual a realidade da disciplina no meio escolar. Educação Física é caracterizada pela cultura corporal do movimento, ou seja, ela resume-se em alguns pontos apenas pela prática e seus fundamentos são bastante devastos. É necessário que a mesma seja mais eficaz em relação aos seus fundamentos. Um dos fatos que está ocorrendo no campo da profissão é a desvalorização da Educação Física no meio escolar, onde a mesma é bastante divulgada através de trabalhos escolares. Com isso, é bastante notório que a Educação Física com o envolvimento das escolas, ajudou muito a desfrutar dos interesses para a saúde das pessoas. É necessário que esta matéria ultrapasse as limitações para integrar e fazer a dimensão do ético e do estético. Enfim, a Educação Física esta submetida a limitações da sociedade onde o publico visa apenas a estética.

2 comentários:

Anônimo disse...

O conteudo de seu resumo tem coerêcia com o texto trabalhado, mas o autor se aprofunda mais nas questões que buscam respostas para o conflito de identidade da Educação Física no que diz respeito a ser ou não ciência.

Luiz Carlos

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezada Myrna,

Inicio minha análise sobre seu resumo com o elucidativo comentário de nosso colega Luiz. Faço minha as palavras dele como um gancho para meus comentários. “O conteúdo de seu resumo tem coerência com o texto trabalhado, mas o autor se aprofunda mais nas questões que buscam respostas para o conflito de identidade da Educação Física no que diz respeito a ser ou não ciência” (Luiz Carlos). Surpreendeu-me sua capacidade de encontra as idéias mais implícitas do autor. Isso é muito bom para um pesquisador, sair do óbvio e transcender a matéria do objeto analisado. Sendo assim, se você acrescentar ao seu resumo os pontos relacionados à ciência propriamente dita que o autor coloca, iria ficar melhor. Para tanto, vou lhe ajudar da seguinte forma. Tente no início do texto falar da formação e prática dos professores relacionada aos saberes científicos que a EF depende. Portanto, ao falar em saberes, fale em saberes científicos, que é esse o ponto da questão. Logo em seguida, você desenvolve bem a questão da “cultura corporal”, mas fica confuso quando você atravessa com “são bastantes devastos, ou vastos”. Pense que toda cultura é pautada em saberes. Por exemplo, a cultura corporal rural está muito atrelada aos saberes existentes em relação à terra, ao plantio, à colheita etc. Assim, para ter uma prática eficaz é necessário saber das estruturas dos objetos de estudo para aplicá-los enquanto função e realização. Perceba, a seguir, que você não completa a idéia quando diz: “É necessári... através de trabalhos escolares”. Ou seja, a Ef não foi desvalorizada porque ela é divulgada através de trabalhos escolares, mas sim porque os professores perceberam que não tinha saberes suficientes, já que eram apenas aplicadores de técnicas, para lecionar no novo campo escolar surgido com a democracia. Com relação ao vínculo que a EF tem com a área da saúde, tente retomar para ver se o autor aborda nesses termos. Por fim, corrijo o final de seu resumo. Tente expor melhor a relação do ético com o estético presente no texto, e entenda que o autor não critica a estética, na verdade ele pede que a estética seja abordada enquanto um fundamento da EF. Não confunda a noção de belo com a estética, esta estuda o belo, a beleza. Assim, a estética enquanto uma ciência que estuda o belo, deverá rever o conceito de belo existente na EF, o qual está intimamente atrelado aos exercícios e técnicas corporais que geram cultura corporal. Dessa forma, não se pode confundir o padrão de beleza produzido pelas técnicas corporais das academias de ginástica, com a questão estética do corpo que está presente em outras atividades, até mais comuns, como os trabalhos braçais. Por último, peço que acrescente a discussão sobre a “motricidade humana” que o autor realiza no final do texto, e também, aumente a fonte\letras de seu texto, estão muito pequenas.
Acredito que seu resumo é uma ponte segura para a leitura do próximo texto que já passei a vocês: de Castellani Filho.

Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro.